quinta-feira, 4 de março de 2021

Faça o descarte correto do óleo usado para evitar sérios problemas para sua casa e o meio ambiente

 Sabe aquela coxinha, frango a passarinho ou a deliciosa e crocante batata frita? Tudo é muito saboroso, mas a gordura utilizada no preparo destes alimentos pode causar muitos problemas, principalmente se for jogada na pia ou nos ralos.

1 litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água. Isso porque suas substâncias não se dissolvem na água e, quando despejadas nos cursos d' água, causam descontrole do oxigênio e a morte de peixes e outras espécies. Em contato com o solo, há contaminação e mais sujeira.

Ao lançar o óleo de cozinha na pia, vaso sanitário ou ralo, o resíduo acumula-se nas paredes dos canos e retém outros materiais que passam pelo local. Além de entupimentos, haverá "infarto" do sistema de esgoto com sérios problemas para manutenção das redes e custos mais altos para fazer consertos e reparos. 

Você pode acumular o que sobrou em garrafas pets e levar nos postos de reciclagem que dão um destino adequado ao material e evitam sérios problemas para sua casa e ao meio ambiente.

E não se esqueça, lugar de lixo é no lixo. Evite jogar fraldas descartáveis, bitucas de cigarro, restos de alimentos, absorventes ou qualquer outro material no vaso sanitário, pias ou ralos. Toda a sujeira volta pra sua casa, provoca entupimentos e traz mais prejuízos para o meio ambiente e sua família.

Como armazenar e coletar o óleo usado em casa?

Após utilizar o óleo, deixe esfriar por pelo menos 30 minutos. Com a ajuda de um funil, coloque o material em uma garrafa de plástico e feche bem para evitar vazamentos, odores e insetos. Quando armazenar uma boa quantidade, leve as garrafas a um ponto de coleta.


Fonte: http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=82

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Reciclagem de PET pela importância de uma economia circular - Uma indústria em crescimento


Leve e barato, o plástico é um dos materiais mais usados no mundo, mas sua extrema durabilidade significa que o gerenciamento eficaz do fim da vida útil é fundamental. A reciclagem de alta qualidade é, portanto, uma solução indispensável para o processamento de resíduos plásticos. A reciclagem beneficia consideravelmente o meio ambiente, à medida que novos bens são substituídos por bens reciclados: reduz a demanda por recursos brutos, requer menos energia para processamento e reduz a quantidade de plástico no aterro.

O PET é o plástico mais reciclado devido às suas múltiplas vantagens sobre outros tipos de plástico. Em primeiro lugar, é um polímero muito inerte, que torna as embalagens PET ideais para armazenar alimentos, pois praticamente não interage com o conteúdo. Ele tem a propriedade de criar uma barreira para oxigênio e água e pode ser facilmente moldado, é altamente resistente e muito leve – perfeito para garrafas de bebidas. Além disso, ele pode ser usado para produzir garrafas transparentes, o que não é possível com PE ou PP.

Reciclagem de PET – uma indústria em crescimento

Em uma sociedade próspera e industrializada, confiamos no plástico. No entanto, a reciclagem deve aumentar significativamente. Através de uma reciclagem eficaz e de alta qualidade, podemos avançar para uma abordagem de economia circular, protegendo a natureza e o meio ambiente para as gerações futuras. As taxas de reciclagem estão aumentando como resultado da conscientização pública crescente e maior eficácia nas operações de reciclagem. A STADLER está na vanguarda desse progresso, buscando constantemente maneiras de maximizar a eficiência do processo de reciclagem e a qualidade da produção. Planejou e construiu mais de 20 plantas de triagem para garrafas plásticas mistas em todo o mundo, das quais mais de 10 dedicadas exclusivamente ao PET.